quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Governo do RN apresenta solução emergencial para abastecimento de Currais Novos

 Um dia após a suspensão do abastecimento de Currais Novos e Acari pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, o prefeito currais-novense, Vilton Cunha, se reuniu na tarde desta quinta-feira (03) em Natal com o governador do Estado, Robinson Faria, com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Ezequiel Ferreira, e com o diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano, para pedir emergencialmente a solução para o abastecimento da 9º maior cidade do estado. “A notícia preocupou todo o Estado por nunca termos visto esta situação – a seca do Gargalheiras – em toda a história, e nós precisamos que o Governo apresente uma solução emergencial para este problema”, disse Vilton, afirmando que o povo currais-novense “espera ações urgentes” para o abastecimento.

O governador Robinson Faria e o diretor presidente da CAERN apresentaram ao prefeito Vilton e ao Deputado Ezequiel Ferreira a seguinte solução emergencial: Após estudos técnicos, os engenheiros da CAERN decidiram que será captada água na adutora de São Vicente, que será levada até a estação do Dourado por caminhões-pipa, e assim distribuída para toda a cidade de forma racionada, como acontecia desde que o Gargalheiras apresentou baixo volume no reservatório.  “Nós estamos passando por uma das piores secas das últimas décadas no Rio Grande do Norte, mas por meio dos nossos técnicos e de uma articulação integrada entre as secretarias é que podemos dar respostas ágeis em relação às questões hídricas, sobretudo na região Seridó”, disse Robinson. O deputado Ezequiel lembrou que o governo realizará essa ação emergencial para que não tenha um problema maior. “Desde o primeiro momento, o governador Robinson Faria, por meio da Caern e Semarh, se mostrou sensível a atual situação do Seridó e mostrou que têm boa vontade para garantir o abastecimento de água nas cidades”, disse Ezequiel. Os caminhões deverão iniciar neste final de semana o abastecimento da estação Dourado (próximo à Matriz da Imaculada Conceição) onde será distribuída pelo sistema da CAERN para as residências. “O povo de Currais Novos exige que estas ações aconteçam urgentemente”, lembrou Vilton, que agradeceu a resposta do Governo para a solução emergencial.

Na próxima semana, em Brasília, deverá acontecer uma reunião da bancada federal para pressionar o Governo Federal à liberar os recursos restantes para a conclusão da adutora de engate rápido.

MAIS AÇÕES

          A Prefeitura de Currais Novos disponibilizará chafarizes em alguns pontos da cidade para que a população possa ter acesso à água para uso doméstico, assim como abastecerá instituições públicas como escolas, creches, Hospital Regional, com carros-pipa. Com apoio do DNOCS e CAERN, alguns poços serão ativados para que algumas caixas d’água sejam usadas para fins domésticos.
Governo do RN apresenta solução emergencial para abastecimento de Currais Novos


ASSECOM cURRAIS nOVOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, são de inteira responsabilidade dos leitores e não refletem a opinião do nosso Portal